quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Delícia da Leitura!

Olá amados leitores! Tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre um livro maravilhoso, que retrata a profundidade do verdadeiro amor e como é difícil mantê-lo puro e real, diante do tempo e obstáculos do cotidiano. Devo confessar que esta leitura me fez refletir sobre algumas opiniões pessoais que eu tinha sobre o casamento e que para mim eram certas e definidas. É isto que eu pretendo dividir com vocês...


 "Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis e obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser.
Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.
Em O casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados."(Contracapa do livro)


De fato, a história narrada no livro é maravilhosa e comovente, nos faz amar as personagens e vivenciar o clima de romance.
Apesar de ser uma sequência da obra 'Diário de uma paixão' acredito que não interfere muito a ausência de sua leitura, pois 'O casamento' retrata uma nova história entre Wilson e Jane, ela filha das personagens principais de 'Diário de uma paixão'; daí a sequência.

O livro é narrado em primeira pessoa por Wilson, um advogado de sucesso, pai de família e esposo apaixonado, mesmo após tantos anos de casado. O problema é que, apesar de apaixonado, ele permitiu que o trabalho e problemas diários dominassem sua vida, deixando de valorizar o que realmente importava, consequentemente desperdiçou oportunidades de demonstrar seus sentimentos verdadeiros e isto colocará em risco seu casamento.
"(...) olhando para nossa foto de casamento, tudo em que eu conseguia pensar era que 30 anos de negligência inocente tinham feito meu amor parecer uma mentira e que o dia de pagar essa conta parecia enfim ter chegado."
O alarme de que seu casamento com Jane não anda bem dispara quando ele esquece do 29º aniversário de casamento, a partir daí ele começa a observar sinais da insatisfação da companheira e questionar se ela ainda o ama.
"Será que o casamento tinha se revelado uma decepção para Jane? Embora eu não quisesse acreditar, sua expressão indicava outra coisa, e pensei no que essa coisa poderia significar para o nosso futuro. Será que ela estava questionando o fato de continuarmos juntos? Será que se sentia satisfeita por ter se casado comigo? Devo acrescentar que eram questões assustadoras de considerar (...)" 
O que parece uma catástrofe motiva Wilson a alterar tais circunstâncias, afinal ele ainda ama a esposa, ou melhor, hoje depois de tantos anos de casado ele ama muito mais a esposa e pretende 'consertar' todos os erros que cometeu. Claro que consertar é impossível, não se pode alterar o passado, porém pode-se escrever um futuro diferente e é este o objetivo de Wilson.
"(...) Sim, eu sabia que tinha de cortejar Jane outra vez, mas percebi que não seria tão fácil quanto eu havia pensado. A estreita familiaridade entre nós, que eu inicialmente pensara que fosse simplificar as coias, na verdade as tornava mais complicadas. Nossas conversas à mesa do jantar, por exemplo, estavam engessadas pela rotina."
Com isto, vivenciamos suas pequenas mudanças de comportamento, suas batalhas diárias para alterar hábitos que se formaram durante todos estes anos e ficamos na torcida para que o casal se acerte e encontre novamente o caminho do amor, aquele amor puro e verdadeiro que fez com que eles estivessem dispostos a viverem lado a lado durante toda a vida. (Oh...que fala mais melosa a minha agora! Kkk)
"Amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente. - pág. 58"
Querem saber este livro vai além da 'magia de véu e grinalda', ele retrata que nem tudo é 'coração e flores' (by Christian Gray) e isto me tocou...

Certa vez um colega de faculdade em meio a uma aula de Direito de Família, me questionou se um dia eu gostaria de me casar (não se animem não foi um pedido, e sim mera curiosidade). Com a visão cética da época de imediato respondi que 'não'. Com uma certeza inabalável, acrescentei que não acreditava na instituição do casamento (sim podem pensar 'sua louca' ou 'que fria'). A verdade é que sempre adotei uma visão muito racional do 'Casamento',  para mim ele era apenas um processo jurídico que dava um imenso trabalho e custo, o que não se comparava o desgaste de desfazê-lo. Este colega me olhou por um tempo pensando, e me disse: "Eu vou, um dia vou encontrar alguém com quem eu queira compartilhar minha vida, ter filhos, viver junto por muitos e muitos anos.", lembro-me que pensei 'bobagem' e disse: "Boa Sorte". 

Hoje após ter os pilares das minhas crenças abalados pela leitura de "O casamento" estou convencida de que um dia quero me casar. Sei o quanto é possível amar alguém profundamente e se o casamento é o caminho de concretizar este sentimento tão especial e aprimorá-lo pelos anos, então vale a pena arriscar, vale a pena o processo, vale a pena 'amar'. Esta seria a minha resposta caso me deparasse novamente com a pergunta.

Enfim, de longe este livro se tornou o meu favorito do Nicholas Sparks, ele esteve sublime durante cada linha, cada página sempre transbordando sentimento. 
Recomendo a leitura para todos (céticos ou não) é um livro leve, envolvente, com um final inesperado e que nos arranca suspiros do começo ao fim.
#Fica a dica.

30 comentários:

  1. Oi Fran. Ainda não tive a oportunidade de ler nada desse autor. Gostei da dica.
    big beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeei sua resenha amiga, eu tenho muita vontade de ler esse livro! Além disso, a capa é linda! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super legal a dica, sempre me oriento pela filha
    Passando para desejar
    BOA quinta feira! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. é obvio que vou ler :*

    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran, vi em outro blogue Seu Interesse por maquiagem, sera que vc conhece os Produtos Mary Kay, sou Diretora da Empresa e se vc tiver Interesse em tornar-se uma Consultora de Beleza com lucros de 25 a 40% mais Bônus sensacionais, ATE MESMO Seu Próprio Carro rosa Entre em Contato Comigo Pelo e-mail: arquiteturadabeleza.marykay @ gmail.com.
    Vc Vai Gostar, beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,

    Como vai?

    Amei o seu blog!
    Parabéns!!!
    Ansiosa para as próximas postagens.
    Já estou fazendo parte deste cantinho tão encantador, faça-me uma visita ao meu blog e se gostar será um imenso prazer em te-lá em meu cantinho.
    http://melbernardo.blogspot.com

    Bjok@s e sucessos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada ♥.♥

    Adorei a dica <3

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, parece ser lindíssimo e emocionante.
    Ótima dica!!

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    ResponderExcluir
  9. Amei tua resenha.
    Beijos
    Ste <3
    http://bolhaarrozada.blogspot.com.br/
    Já curtiu ?
    http://www.facebook.com/pages/Bolha-Arrozada/167801986677576?ref=hl

    ResponderExcluir
  10. NOSSSA, eu quero ler, adorei

    www.metadefutil.com

    ResponderExcluir
  11. Poxa, adoro o autor e estou MESMO querendo ler esse livro ! bjbj

    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Aiii ADOROOOOOOOOO! Estou querendo muito ler esse livro e os outros do Sparks que ainda não li. Parece ser maravilhoso. Amei a resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  13. Estou meio que saturada de livros de Nicholas Sparks no momento, os livros deles são lindos, mas as vezes tão tristes. E já tenho três na estante que estão prometendo, quem sabe depois deles eu consiga ter vontade de ler esse.
    Beijos,K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha! O livro parece muito bom mesmo! Uma ótima indicação!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  15. Ei Fran ^^

    Acredita que eu nunca li Diários de uma paixão rs..pois é rs Esse livro, bem depois de ter lido muitas resenhas que soube que falava sobre a filha dos personagens do outro livro..Gostei da maioria dos quotes..só não sei se eu leria esse antes de ler Diários de uma paixão rs

    Bom Domingo!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  16. Que legal que o livro se tornou seu favorito do Sparks.
    Mas, apesar de todos os seus elogios, ainda não estou muito no momento de ler livros do autor. No momento não estou muito a fim de ler livros dramáticos demais :(

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Este livro é lindo, foi o primeiro que li do autor, me apaixonei! Quero muito que saia um filme.. a história é demais, é incentivadora *-* Resenhei no meu canal no youtube em um top5 de livros favoritos, amei muito, leitura super gostosa e cheia de romances do inicio ao fim! s2 *-------------* ah, tem mais um sorteio la no blog, vem participar: http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-regata-bob-esponja.html

    Ótima semana,

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran,

    Já li Diário de uma paixão e amei, então acho que vou gostar desse! Por mais que ache os livros do tio Nicholas clichês, não consigo deixar de amar e me emocionar com eles. Fiquei curiosa para ler O Casamento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ótima dica mesmo, parece ser muito interessante,
    eu AMO romances, seja em filmes, novelas,livros ..
    quanto mais amor melhor!!!
    beijos=)

    ResponderExcluir
  20. Não é meu tipo preferido de livro, mas adorei a dica, leituras novas são sempre bem vindas.
    Tem vídeo novo no blog, cheiooo de dicas!
    Obrigada pela visita.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  21. Acho que estou precisando ler algo do tipo. E Nicholas Sparks sempre surpreende né? ♥
    Beijinhos

    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Parece ser ótimo.
    Preciso voltar a ler livros.
    Beijos linda.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá passando pra avisar que tem meme pra ti no meu blog. Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ai Fran, esse livro se tornou meu super queridinho também. <3 É muito emocionante e lindo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  25. Preciso confessar que depois que entrei na faculdade o ano passado a minha paixão por leitura ficou completamente de lado... Tenho saudades de devorar livros :P hehe
    Esse parece ser ótimo!! Adorei a dica :D

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    ResponderExcluir
  26. Hey,
    já li "O Diário de Uma Paixão", e adoraria ler essa continuação, pena que tô com livro demais pra ler no momento, acaba ficando difícil eu ler todos que quero, sabe? Haha.

    Acabei de inaugurar meu blog, espero sua visita por lá (:

    Bye,
    http://febreliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ótima dica de leitura, curti a resenha parece muito bacana :)
    beijão o/

    ResponderExcluir
  28. Tem meme pra ti no meu blog! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei seu blog, estou seguindo.
    Já li esse livro, inclusive foi um dos que primeiro resenhei no blog, mas adoro. É um livro que não traz uma revira volta como os outros, mas chega a ser muuuito bom.
    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  30. Olá! :)

    Adoro Nicholas Sparks! *-*
    Fiquei com vontade de ler esse, parece ser mais diferente. Achei legal a história ser entre Wilson e Jane, filha das personagens principais de Diário de uma paixão. :DD

    Abraços, Andreza ;D
    http://vidaempix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...